sábado, 8 de setembro de 2012

Dicas de estudo



Olá, hoje postarei dicas de como estudar e como ler bem.
O principal e mais importante é saber que é preciso estudar todos os dias, logo você verá que estudando desta maneira, você não precisará sacrificar os fins de semana, muito menos os feriados.
Uma das coisas mais importantes que se tem que fazer, é dormir ao menos oito horas todos os dias (ininterruptas, ok? Nada de dormir três horas à tarde, outras duas à noite...) desta maneira você descansa corpo e mente e terá mais disposição para estudar. 
Estabelecer técnicas de concentração para estudar são boas maneiras de se manter atualizado com o conteúdo ministrado pelos professores, ou seja nada de ficar destraido na sala de aula, conversando com colegas, assistindo TV enquanto faz tarefas ou se prepara para as provas.
Praticar exercícios, sair com os amigos, viajar nas férias e se afastar de todos os vícios – inclusive os games – são boas maneiras de manter sua mente disposta e descansada.
O estudo em casa deve ser uma tarefa contínua. Primeiro, coloque como meta o ato de não estudar só na véspera da prova. Nunca, jamais  devemos utilizar o período da madrugada para estudar. Pois não há concentração suficiente nesta hora, o aluno fica com sono e não presta atenção na aula do dia seguinte. O certo é criar um programa de estudos que acompanhe as suas aulas no colégio. Por exemplo, faça um cronograma de estudos em casa de acordo com as matérias que você teve na aula, então reserve quatro horas do seu dia para revisar o conteúdo dado em sala de aula e resolver exercícios (a única forma de se treinar as disciplinas exatas é resolvendo exercícios).Quatro horas é um tempo suficiente para se dedicar ao estudo em casa. sem contar é claro o tempo que fica na escola. Caso precise ou sinta a necessidade de estudar um pouquinho mais lembre-se cinco horas são o necessário, depois deste período sua mente não absorve mais o que tem que estudar. Afinal, o seu cérebro também precisa descansar e depois de certo tempo entra em sobrecarga e o conteúdo literalmente “se esparrama” da sua cabeça, não fica nada. Portanto, sem exageros!
Para criar o hábito da leitura, reserve um tempo do seu dia para praticar. O ato de ler deve ser encarado como um ritual: procure um local tranqüilo, confortável e bem iluminado. Separe algo para beber e fique confortável e que você se sinta bem. Se você passar a ler em condições impróprias, o ato de ler pode ser associado à idéia de desconforto e aí “adeus” hábito da leitura. Curta a história, entregue-se aos pensamentos e aproveite este momento para se encantar, fazer novas descobertas, conhecer novas culturas e costumes,(já ouviu dizer que ler é uma “viagem”?). Tenha  um dicionário por perto, para poder consultar todas as palavras que não fazem sentido para você. Fazendo isto, além de compreender o que está lendo, você acrescentara, diversificará e a expressão passará a fazer parte do seu vocabulário. 
Ler não é um ato mecânico, pelo contrário, deve ser um ato prazeroso.
Fica aí a dica.
Bons estudos e boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário